Mariana Abreu

Iniciou seus estudos em dança flamenca aos quatorze anos e com 16 já integrava um grupo amador.

Começou a ministrar aulas para iniciantes, senhoras e crianças em 1998, viajando no final deste ano à Espanha para aprimorar-se com professores como Timo Lozano e Maria Magdalena.

De volta ao Brasil, ingressa no grupo profissional “Luna Flamenca Cia. de Dança” em 2000, recebendo premiações em festivais como o “Festidança” em São José dos Campos – SP. No mesmo ano inicia o curso de Artes Corporais na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o qual concluiu no ano de 2004.

Em 2002 regressa à Espanha, desta vez estudando com Eva “La Yerbabuena”, Javier Latorre e La Truco. Voltando ao Brasil é convidada a integrar a companhia D’art Flamenco do Brasil, dirigida por Cylla Alonso. Dirige no mesmo ano o Festival Flamenco da Academia Corpo Livre (Valinhos-SP) e funda o Grupo Soniquete Arte Flamenca que mais tarde daria nome ao Estúdio.

Em 2007 participa do espetáculo “Retratos”, dirigido por Fábio Rodriguez, ao lado de bailarinos brasileiros e dos convidados internacionais Carmen “La Talegona” e Talegón de Córdoba.

Em 2008 retorna à Espanha para estudar com os professores: Inmaculada Ortega, Concha Jareño, La China e Rafaela Carrasco.

Em 2009 inaugura o Estúdio Soniquete. No mesmo ano participa no Rio de Janeiro do projeto Conexão Espanha produzido pelo grupo Alma Flamenca, se apresentando ao lado de bailarinos e músicos brasileiros e da convidada internacional Inmaculada Ortega.

Pelo mesmo projeto se apresenta em maio de 2010 ao lado dos convidados internacionais Inmaculada Ortega, Domingo Ortega, Manuel de la Malena, Fernando de La Rua e Matias Lopez nas cidades do Rio de Janeiro e de Vitória- ES.

Em 2011 volta à Espanha para estudar com Inmaculada Ortega, Concha Jareño, Alfonso Losa e Javier La Torre. Com o último se apresenta no encerramento de curso no Festival de Jerez.

Se apresentou com o grupo Soniquete Arte Flamenca e como bailaora convidada, ao lado de bailarinos nacionais e internacionais como David Paniagua, Nino de Los Reyes e Pol Vaquero. Estudou no Brasil em cursos internacionais com os professores : Manuel Liñan, Domingo Ortega, Pol Vaquero, Carmen “La Talegona”, Mercedes Ruiz,  David Paniagua, Pilar Ogalla,  Rafaela Carrasco, Inmaculada Ortega e Talegón de Córdoba entre outros. Nos cursos nacionais estudou com Miguel Alonso, Cíntia Ruela, Pedro Fernandez e Fábio Rodriguez.

Ministrou cursos em diversas cidades do Brasil e no exterior em Limoges (França) e Cavalese (Itália). Dançou ao lado de grandes nomes do Flamenco nacional e internacional.

Veja mais imagens.